Psicólogo, saiba passo a passo como ter o seu CNPJ
Como abrir uma empresa costuma ser uma dúvida muito comum. Especialmente para os profissionais que estão iniciando a carreira.
Determinadas profissões, como a de psicólogos, têm ainda algumas particularidades nesse processo e é por isso que hoje vamos esclarecer como profissionais que estão capacitados para prestar serviços na psicologia podem ter um CNPJ para atuar nesse segmento.
Então acompanhe esse texto e veja quais são os 6 passos para ter a sua empresa de psicologia.
1° – Viabilidade.
A viabilidade é um estudo feito junto com a prefeitura, em que o escritório de contabilidade que você escolheu para constituir a sua empresa irá verificar se o endereço em que você pretende fazer as suas instalações é autorizado pelo município para que seja aberta uma empresa daquele tipo de serviço.
Esse é o primeiro ponto para obtenção do seu CNPJ.
Tendo a viabilidade aprovada, é a hora da elaboração do Contrato Social.
2° – Contrato Social
O Contrato Social é elaborado pelo escritório de contabilidade e aqui uma parte muito importante é saber se você será o único sócio dessa empresa, ou se terá mais sócios.
Por quê?
Porque hoje é possível ter uma empresa com um único integrante e ainda assim ser uma sociedade: é a SLU – Sociedade Limitada Unipessoal.
Ou seja, caso esteja atuando sozinho, você não precisa mais arrumar uma outra pessoa de fora apenas para constituir a sua empresa.
Definindo nessa etapa se você terá ou não sócios, vamos elaborar o Contrato Social com o endereço já aprovado na viabilidade e com a atividade para psicólogos.
Agora o Contrato Social elaborado e assinado deverá ser enviado para o CRP.
3° – Visto Prévio do CRP
O CRP, como você já deve saber, é o Conselho Regional de Psicologia. E por que então enviar esse contrato para lá?
Porque o CRP irá dar um visto prévio mediante a análise do Contrato Social. E para isso ele irá conferir todos os dados que estão lá, inclusive o seu número de Pessoa Física no CRP:
Quando você se formou na faculdade e se cadastrou no CRP, obteve uma carteira profissional com um número. Esse número deve ser mencionado no Contrato Social, pois você será o responsável técnico sobre a prestação de serviço de psicologia na sua empresa.
Tendo o visto prévio do CRP, partimos para o Registro na Junta Comercial.
4° – Junta Comercial
O Contrato Social deve ser enviado para Junta Comercial do seu estado para que seja registrado. É a partir desse registro que a sua empresa estará realmente constituída.
Esse é o momento em que a sua empresa nasce.
A própria Junta Comercial já irá comunicar a Receita Federal e você irá obter o seu CNPJ para psicólogo.
Em posse do documento registrado pela Junta Comercial, vamos enviá-lo para a prefeitura e solicitar a próxima etapa que é a Inscrição Municipal.
5° – Inscrição Municipal
Por que um psicólogo precisa de Inscrição Municipal?
Porque a atividade de psicologia é considerada uma prestação de serviço.
Então se você, psicólogo, constituiu a sua clínica e vai prestar serviços, você precisará da Inscrição Municipal do Município onde a sua clínica estará estabelecida a fim de obter a autorização para emissão de Nota Fiscal.
É a partir do momento que você tenha essa inscrição que a prefeitura irá te possibilitar o acesso a emissão de Nota Fiscal Eletrônica de serviço.
6° – Contabilidade especializada
Agora que você já tem seu CNPJ e está 100% apto a trabalhar com ele, começa a contabilidade e a escrituração fiscal da sua empresa.
Então não basta você constituir a sua empresa, você precisa contar com o trabalho de um escritório de contabilidade especializado em profissionais da psicologia para que essa empresa se mantenha saudável e legalizada perante o fisco.
E é exatamente isso que nós oferecemos aqui na Master Contábil: contabilidade especializada para você, que é profissional da psicologia.
Se você ficou com alguma dúvida de como abrir a sua empresa, não deixe de comentar que nós iremos prontamente te responder. Ou entre em contato através dos nossos canais de atendimento que teremos o maior prazer em atendê-lo!