Qual CNAE usar para Social Media?

Master Capa Blog Cnae Social - Master Contábil

Compartilhe nas redes!

Qual CNAE usar para Social Media?

 

O mercado digital cresceu e se desenvolveu muito nos últimos anos. Novas profissões surgiram e com elas veio também a necessidade de o sistema tributário brasileiro se adequar.

Se antes o social media era uma atividade pouco conhecida, hoje essa prestação de serviço movimenta milhões de reais todos os meses e os profissionais precisam estar atentos a forma correta de tributar seus rendimentos a fim de evitar problemas futuros com a Receita Federal.

Uma grande dúvida que surge é qual o CNAE correto para enquadrar a atividade de administração de redes sociais de terceiros, por isso nesse artigo vamos esclarecer qual é o código correto e quais são os tributos que o social media deve pagar.

 

Código CNAE

O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é um código que serve para identificar qual atividade econômica é exercida por um negócio.

Até algum tempo atrás, não existia um CNAE específico para a administração de redes sociais de terceiros. Tínhamos que adaptar um CNAE que fosse semelhante a prestação de serviço do social media.

Recentemente, a Receita Federal passou a classificar dentro do CNAE 6314-4/00 a prestação de serviço do social media que é Administração de Conteúdo Relacionado às Redes Sociais de terceiros. Então hoje, para quem está abrindo uma empresa de Social Media ou já tem, adequando-a a este CNAE, essa empresa estará 100% regularizada perante a Receita Federal, uma vez que esta atividade já está reconhecida.

 

Tributação

Para a tributação do CNAE para Social Media, indicamos o regime do Simples Nacional – Anexo 3.

O Simples Nacional é dividido por anexos, que por sua vez, são divididos por faixas tributárias. A primeira faixa tributária do Anexo 3, é de 6% em um faturamento que, nos últimos 12 meses, some até 180 mil reais.

Se o seu faturamento ultrapassar esse valor, você sairá da alíquota de 6% e irá para a próxima faixa, que é de 8,21%. Nessa segunda faixa também há um limite de faturamento dentro de 12 meses e assim por diante.

Quem está iniciando, geralmente estará enquadrado na faixa de 6%.

Para deixar mais clara essa questão, vamos supor um faturamento mensal de 5 mil reais. Esse faturamento está enquadrado na faixa de 6%, portanto o imposto será de 300 reais por mês.

 

INSS

O Simples Nacional não é o único imposto que você deve pagar. É muito importante que você também recolha o INSS, ainda que seja sobre 1 salário mínimo. Pois, além de estar segurado em 1 salário mínimo no INSS, caso você venha a necessitar de um auxílio doença, você também estará contábil e fiscalmente legalizado na questão de pró labore vs distribuição de lucro.

Se você não tem o seu pró labore, a Receita Federal pode, futuramente, entender que toda a distribuição de lucro feita na sua empresa era na verdade um pró labore e realizar a cobrança retroativa de INSS e Imposto de Renda sobre esses valores.

Mas na prática, o quanto você pagaria de INSS para um pró labore de 1 salário mínimo?

Levando em consideração que atualmente o salário mínimo é de 1.212 reais e a alíquota, para quem está enquadrado no Simples Nacional, é de 11%, você pagará 134 reais de INSS.

Ou seja, o total tributário mensal será de 434 reais (Simples Nacional + INSS).

 

Quem deseja ter a sua empresa 100% regularizada e prestar os seus serviços sem se preocupar se está de alguma forma sonegando impostos ou se será notificado pela Receita Federal, precisa estar atento ao CNAE correto e a questão tributária envolvida.

Então, você que é profissional Social Media e ainda tem alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato através dos nossos canais de atendimento que um contador especialista irá prontamente te atender.

SOCIAL MEDIA, CLIQUE AQUI PARA REGULARIZAR SUA EMPRESA

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Impostos no Simples Nacional pra clínica popular

Descubra os Benefícios do Simples Nacional para Clínicas Populares   Imagine atuar em uma clínica multiprofissional, como médico, dentista, psicólogo, fisioterapeuta ou nutricionista, e ainda pagar menos impostos legalmente. Isso é possível com o Simples Nacional!   Descubra como o

Tributação para Psicólogos pessoa física

Psicólogo Pessoa Física: como tributar da maneira certa e ainda economizar em impostos   Muitos psicólogos que atendem como Pessoa Física e emitem recibos para seus pacientes ficam perplexos ao ver o quanto de imposto devem pagar por mês ao

Carnê-leão e Livro Caixa para Fisioterapeutas

Imposto de Renda para Fisioterapeutas: Como Usar Carnê-Leão e Livro Caixa para economizar em impostos   Se você é fisioterapeuta, ainda não tem a sua empresa constituída e busca clareza sobre como tributar seu Imposto de Renda (IR) como Pessoa

Como Abrir uma Empresa Individual para Médicos.

Sociedade Limitada Unipessoal: a solução para médicos iniciantes que desejam abrir uma empresa.     Você saiu da faculdade de medicina há pouco tempo, ainda não quer montar sua própria clínica, mas descobriu que para dar plantão no hospital vai

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
  Vale a pena abrir um CNPJ sendo dentista?  …
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Baixe Grátis Preenchendo o Formulário Abaixo com seu Nome e E-mail:

Não deixe seu negócio sem uma

Contabilidade Especializada

Solicite uma proposta agora!