Entenda como usar o Simples Nacional para Telemedicina.

Blog Master Simples Nacional Telemedicina - Master Contábil

Compartilhe nas redes!

Entenda como usar o Simples Nacional para Telemedicina

 

 

A telemedicina surgiu como um meio de ampliar as possibilidades de prestação de serviços de saúde, ainda que o profissional e paciente não estejam no mesmo lugar.

Esse nicho da prestação de serviço em saúde tem se tornado muito promissor e com o avanço e a popularização da tecnologia, agora é possível realizar consultas e laudar exames à distância, otimizando o tempo, reduzindo custos operacionais e fazendo que os profissionais possam ampliar seu raio de atuação para muito além da cidade em que vivem.

Mas aí surge a dúvida: como funciona a parte tributária disso tudo?

Embora existam vários regimes tributários, vamos tratar aqui do Simples Nacional que é um dos regimes tributários dos quais podemos utilizar para tributar os rendimentos dos médicos e médicas que prestam serviços de telemedicina.

1° Constituir sua empresa

Para que você possa utilizar do Regime do Simples Nacional, o primeiro passo é constituir a sua empresa, ou seja, se você ainda não tem uma empresa, terá que abrir um CNPJ para esta prestação de serviço e não mais atender como Pessoa Física.

2° Emissão de Notas Fiscais

A partir do momento em que você iniciar a sua prestação de serviços e começar receber o pagamento por ela, será necessário emitir as devidas notas fiscais para que você possa tributar toda a sua receita legalmente, de acordo com a legislação atual.

3° Pagamento de Impostos

Uma vez que você emitiu as notas fiscais, é necessário que você realize o pagamento de impostos de acordo com a sua receita naquele mês.

O Simples Nacional é dividido por anexos, que nada mais são do que tabelas usadas para calcular a tributação a depender da atividade da empresa. Para o pagamento desses impostos na atividade de telemedicina, há 2 opções: Anexo 3 (Fator “R”) e Anexo 5.

Porém, aqui entra detalhe que você deve ficar atento: no Anexo 3 (Fator “R”) a tributação se inicia com uma alíquota de 6%, já no Anexo 5 ela se inicia em 15,5%. Ou seja, uma diferença de quase 10% entre eles.

Economia

O que temos visto acontecer com frequência é que os profissionais acabam ficando na informalidade ou até mesmo optando por pagar uma tributação elevada na Pessoa Física (PF) por não saberem que, abrindo a sua empresa, é possível sim pagar menos impostos.

Veja, considerando que na Pessoa Física a partir de uma renda mensal de 5 mil reais é possível chegar em uma alíquota tributária, apenas do Imposto de Renda Pessoa Física, de 27,5%, percebe-se que a tributação na PF é muito mais elevada do que na Pessoa Jurídica (PJ), ainda que você opte por trabalhar com o Anexo 5.

Agora, se você tiver uma contabilidade especializada na prestação de serviços de telemedicina e contar um planejamento tributário adequado para a sua empresa,  poderá ser enquadrado no Anexo 3, onde você terá inicialmente uma tributação de 6%.

Uma conta simples

Vamos fazer um exemplo de um faturamento mensal de 5 mil reais.

Se tributamos esse valor no Anexo 3 (6%) teremos 300 reais a pagar no Simples Nacional. Já no Anexo 5 (15,5%), seriam 775 reais.

A diferença, nesse caso, é mais que o dobro!

Priorize contar com uma contabilidade que te dê segurança e te entregue um planejamento tributário, de modo que você tenha uma redução significativa no pagamento de impostos no Simples Nacional e se mantenha sempre perfeitamente dentro da legalidade.

Se você ficou com alguma dúvida em relação ao Simples Nacional ou até mesmo sobre outros regimes tributários, entre em contato através dos nossos canais de atendimento que teremos o maior prazer em te ajudar a encontrar o melhor formato para o seu negócio.

MASTER CONTÁBIL, AQUI COMEÇA A SUA EMPRESA.

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Impostos no Simples Nacional pra clínica popular

Descubra os Benefícios do Simples Nacional para Clínicas Populares   Imagine atuar em uma clínica multiprofissional, como médico, dentista, psicólogo, fisioterapeuta ou nutricionista, e ainda pagar menos impostos legalmente. Isso é possível com o Simples Nacional!   Descubra como o

Tributação para Psicólogos pessoa física

Psicólogo Pessoa Física: como tributar da maneira certa e ainda economizar em impostos   Muitos psicólogos que atendem como Pessoa Física e emitem recibos para seus pacientes ficam perplexos ao ver o quanto de imposto devem pagar por mês ao

Carnê-leão e Livro Caixa para Fisioterapeutas

Imposto de Renda para Fisioterapeutas: Como Usar Carnê-Leão e Livro Caixa para economizar em impostos   Se você é fisioterapeuta, ainda não tem a sua empresa constituída e busca clareza sobre como tributar seu Imposto de Renda (IR) como Pessoa

Como Abrir uma Empresa Individual para Médicos.

Sociedade Limitada Unipessoal: a solução para médicos iniciantes que desejam abrir uma empresa.     Você saiu da faculdade de medicina há pouco tempo, ainda não quer montar sua própria clínica, mas descobriu que para dar plantão no hospital vai

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Veja como funciona o Simples Nacional para nutricionistas.   Na…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Baixe Grátis Preenchendo o Formulário Abaixo com seu Nome e E-mail:

Não deixe seu negócio sem uma

Contabilidade Especializada

Solicite uma proposta agora!