Youtuber Precisa ter CNPJ?
Nos últimos anos o YouTube ganhou espaço na vida dos brasileiros e muitos passaram a fazer dos canais da plataforma seu programa favorito, abandonando até mesmo as redes de TV aberta.
Desde o entretenimento até infinitas formas de adquirir conhecimento e novas habilidades, o YouTube tem mudado o modo de compra dos consumidores e feito de pessoas comuns e, até então, anônimas, grandes celebridades no mundo da internet.
Com todo esse crescimento e com a possibilidade de monetizar seu conhecimento e suas paixões através do YouTube, surgiu uma nova profissão: YouTuber, aqueles que se dedicam a criar conteúdo para a plataforma.
Diante disso, muitas pessoas que já são YouTubers ou que querem entrar para esse mercado, gravar vídeos e criar um canal com a intenção de ter uma receita no Google AdSense, procuram a nossa contabilidade com essa dúvida:
“Eu preciso de uma empresa?”
Existe quem já esteja trabalhando com YouTube sem regularização ou até mesmo estando regularizado na Pessoa Física, mas está achando que paga muito imposto nessa modalidade – o que é verdade, porque o YouTuber que tributa na Pessoa Física realmente paga um volume muito grande de imposto.
Então se você pensa em entrar para esse mercado ou se você está legalizado no YouTube, mas na Pessoa Física, este conteúdo é para você.
1° Passo: abrir a sua empresa
Indo direto à grande dúvida: YouTuber precisa ter CNPJ?
A resposta é não. Como já esclarecemos, você poderá tributar na Pessoa Física, mas dessa forma você pagará muito mais imposto e não faz sentido optar por pagar a mais, não é mesmo?
Portanto, a primeira coisa que você deve fazer é constituir a sua empresa.
Nos procurando aqui na Master Contábil, vamos te orientar em todo o processo e o primeiro passo vai ser te instruir a fazer abertura de uma empresa, para que você tenha o seu CNPJ.
2° Passo: abrir uma conta no Google AdSense
Tendo a sua empresa constituída, você vai abrir uma nova conta no Google AdSense, mas atenção:
Para você que já trabalha como Pessoa Física, você terá que abrir uma nova conta.
Para quem já vai começar com uma Pessoa Jurídica, irá abrir a conta diretamente como Pessoa Jurídica.
3° Passo: associar a conta do Google AdSense ao Canal no YouTube
Agora chegou o momento de associar essa conta nova que você criou no Google AdSense ao seu Canal no YouTube.
Aqui existem algumas particularidades:
Para quem já está trabalhando como Pessoa Física, existem alguns cuidados a tomar nessa transferência para Pessoa Jurídica para que o seu pagamento não fique retido.
Aqui na Master Contábil orientamos as datas e a forma correta de se fazer a transição, porque existem várias configurações para fazer na vinculação da sua conta ao seu Canal e se for feito de forma errônea, corre o risco de retenção do pagamento.
Mas esses são detalhes que vão variar de canal para canal e aqui no blog temos que exemplificar de forma geral.
Se você nos procurar, como somos uma contabilidade especializada em YouTubers, vamos te orientar nessa transferência do seu Canal de Pessoa Física para Pessoa Jurídica de acordo com as suas particularidades.
Ok, eu estou como Pessoa Física, mas abrindo um CNPJ, quanto vou pagar de impostos?
Vamos a um exemplo de tributação no Simples Nacional:
Inicialmente a tributação no Simples Nacional é de 6%, ou seja, para um recebimento de R$ 5.000, você irá pagar 300 reais em tributos.
Esses tributos aumentam conforme seu faturamento aumenta, assim como na Pessoa Física.
No entanto, é muito mais vantajoso na Pessoa Jurídica, uma vez que, para esse mesmo recebimento de 5 mil reais, na Pessoa Física, você já cairia na faixa de 27,5% de imposto!
Além disso, abrindo a sua empresa para receber os seus rendimentos de YouTuber aqui com a gente, vamos adequar todo o seu negócio, para que, se você deseja também criar um produto digital, vender um curso nas plataformas como Hotmart, Monetizze ou Eduzz, por exemplo, você tenha o melhor benefício tributário dentro da legalidade.
Então nos procure que um de nossos contadores especialistas terá o maior prazer em te atender!