Quando deixamos de pagar uma conta por dificuldades financeiras ou esquecemos a data de pagamento, a prestadora do serviço pode encaminhar a dívida para os órgãos de proteção ao crédito.
Índice
Quem tem nome sujo, pode abrir uma empresa?
Quando deixamos de pagar uma conta por dificuldades financeiras ou esquecemos a data de pagamento, a prestadora do serviço pode encaminhar a dívida para os órgãos de proteção ao crédito.
Diante disso, é incluída uma restrição em nosso CPF, situação que ficou conhecida popularmente como “nome sujo”.
Se você já passou por essa situação deve saber o quanto isso pode prejudicar o consumidor.
Neste momento, muitas pessoas pensam em abrir uma empresa para garantir sua renda e, assim, poder quitar as dívidas.
Por isso, uma dúvida muito recorrente está relacionada à possibilidade de abrir um empreendimento estando com o nome sujo.
Então, para te contar se isso é possível, continue conosco e tire suas dúvidas.
Nome sujo e CPF irregular
Antes de falarmos sobre a abertura de uma empresa, é necessário entender que existe diferença entre o nome sujo e o CPF irregular.
O primeiro termo se refere às restrições diante de uma dívida em atraso, por outro lado, o CPF irregular pode ocorrer até mesmo para o cidadão não tenha dívidas.
Essa situação está relacionada a questões legais, podendo causar até mesmo a suspensão ou o cancelamento do documento.
Então, quando o cidadão está com o CPF irregular não é possível abrir uma empresa até que a situação seja regularizada.
Mas se o seu nome está sujo e o seu CPF está em dia, saiba que é possível iniciar o seu empreendimento.
Então, o primeiro passo é verificar a regularidade do seu CPF, que pode ser feito junto à Receita Federal.
Como abrir minha empresa?
Como vimos acima, é possível abrir empresa mesmo com nome sujo. Mas é importante saber que, se você está com o nome negativado, busque pelo tipo societário que irá atender ao tipo de atividade que você pretende desenvolver, além de proteger o patrimônio do negócio para que ele não seja confundido com suas contas pessoais. Depois, faça o seguinte processo para registrar empreendimento:
- Faça o registro dos documentos da empresa na Junta Comercial do Estado;
- Depois, será emitido o CNPJ;
- Peça o cadastro na Prefeitura, alvará e se for prestador de serviço, liberação de nota fiscal de serviço;
- Não se esqueça de solicitar o cadastro na Secretaria da Fazendo (empresas com atividade de comercio varejista e atacadista) e liberação para emissão de NF e cupom Fiscal;
Outra dica é garantir a organização do seu negócio através de uma conta jurídica, que precisa ser dedicada exclusivamente às atividades da empresa.
Assim, o empresário também pode ainda contar com os benefícios oferecidos àqueles que possuem CNPJ.
Existe algum empecilho?
Depois de todo o processo de abertura da empresa, saiba que o nome sujo pode interferir quando o empresário começa a ir atrás de crédito para investir no seu negócio. Neste caso, o pedido pode ser negado ou os juros cobrados podem ficar bem altos.
Além disso, as dívidas em atraso também reduzem o score que é a média utilizada nos sistemas de proteção de crédito, para informar se o consumidor cumpre com o pagamento de suas contas.
Então, quanto mais baixo estiver, mais difícil ficará a obtenção de linhas de crédito, seja empréstimos ou financiamentos.
Vale ressaltar que isso pode prejudicar principalmente aqueles que se formalizam como Microempreendedores Individuais (MEI), visto que a abertura de contas seguem as regras aplicadas para Pessoa Física.
Então, se houver restrições em seu nome ficará impossibilitado os serviços que disponibilizam créditos, por exemplo.
Regularização
Diante das dificuldades que relatamos acima, os interessados em abrir seu próprio negócio devem considerar que o nome sujo pode atrapalhar o desenvolvimento da empresa.
Assim, para começar com o pé direito uma boa opção é limpar o nome antes do processo de abertura.
Esta regularização é um passo importante para a saúde financeira pessoal e do empreendimento.
Portanto, opte por negociar as dívidas e conferir as melhores condições de pagamento à vista.
Se não for possível pagar tudo de uma vez, uma boa opção são os parcelamentos que também podem te ajudar a colocar as contas em dia.
Desta forma, após cinco dias do pagamento seu nome será retirado do banco de dados de inadimplentes e você poderá dar início à abertura de sua empresa.
Para garantir que o processo seja feito sem erros, além de te orientar sobre a abertura e desenvolvimento do negócio, conte ainda com o auxílio de um contador.